terça-feira, 29 de julho de 2008

Despesa aumenta em 47 milhões

"A despesa do Estado com a aquisição de serviços aumentou cerca de 47 milhões de euros no primeiro semestre de 2008, segundo um relatório do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).
O documento, baseado em números de entidades oficiais, indica que a aquisição de serviços pelo Estado nos primeiros seis meses do ano atingiu perto de 363 milhões, tendo crescido 15 por cento face ao período homólogo de 2007. Ainda de acordo com o STE, a despesa executada já atingiu os 79 por cento para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por Luís Amado, ultrapassou os 50 por cento na Cultura, de Pinto Ribeiro, e quase alcançou os 50 por cento no Ministério da Saúde, de Ana Jorge.
O mesmo relatório dá conta de que a despesa do Estado com salários reduziu em 18 milhões de euros no primeiro semestre de 2008. Ao mesmo tempo os encargos com pessoal contratado a termo têm aumentado, estando previsto um acréscimo de 50 milhões de euros em 2008. Para o STE, este é um sinal de que se está a "substituir funcionários com um regime estável por trabalhadores em condições de precariedade".



Gasta-se dinheiro em serviços (jantares, recepções, deslocações, tudo de luxo, como impera, fatinhos p'ros senhores ministros, as ditas despesas de representação etc). Gasta-se o que há e o que não há. Quando chega a hora dos "cortes orçamentais", é nos salários dos funcionários que se aplica a medida.
Entretanto e em paralelo, apresentam os senhores ministros as suas contas pessoais ao Tribunal Constitucional. E é o que se vê!!!

Mas será que anda tudo a dormir? Ou este calor veranil trouxe muito sol à moleirinha dos portugueses?

Anda tudo cego e ninguém faz nada. Entrentanto, continuamos a ser "roubados" à cara podre! Pois, que isto em terra de cegos, quem tem olho, é rei. E este governo anda com eles bem abertos!

Sem comentários: