terça-feira, 29 de julho de 2008

Há com cada uma...

A terceira reprovação de uma viatura numa inspecção automóvel, em Guimarães, foi o suficiente para desesperar um homem, que desatou a agredir um funcionário do centro. Duas militares da GNR também foram alvo de violência.~

Era a terceira vez que o indivíduo se deslocava ao centro Zuir, de S. João de Ponte, Guimarães, para submeter uma viatura a inspecção, relatou, ao JN, o responsável do centro Zuir, que pediu para não ser identificado. "Nas duas anteriores, o veículo tinha sido chumbado" e continuava a não estar em condições de ser aprovado: "Tinha os faróis partidos e os vidros não funcionavam, entre outros defeitos", disse.

Mal chegou para a terceira vistoria, o agressor começou a pressionar os técnicos. "Disse que se o carro não passasse na inspecção me fazia uma espera, ameaçou-me, insultou-me verbalmente, trinta por uma linha", relatou a fonte que, perante tal atitude, alertou a GNR de Guimarães. "Vi logo que ele vinha disposto a armar confusão. Quando chegou a guarda, duas mulheres, o indivíduo começou a agredir-me nos braços e atirou-me para o chão".
De seguida, o indivíduo voltou-se para as duas militares. "Disse que não tinha medo nenhum da GNR, nem da PSP nem do Tribunal. A uma delas desferiu um pontapé. A outra, agrediu-a com murros", disse o inspector.
O resultado da ira do cliente só não foi mais grave, realçou o responsável do centro, graças à intervenção de populares que estavam no local. Civis presentes no local reagiram à violência do indivíduo e "manietaram-no até à chegada de uma segunda patrulha da guarda", depois de uma das militares ter dado "ordem de prisão ao indivíduo", adiantou fonte da GNR, contactada pelo JN.
As duas agentes, de 26 e 28 anos e naturais de Viana do Castelo e de Guimarães, estão ao serviço na GNR há cerca de um ano. Foram observadas no Hospital de Guimarães devido a escoriações nos braços e na barriga, ao início da tarde de ontem, mas já voltaram ao trabalho. "Estão bem. Têm alguns hematomas mas já estão em serviço", disse fonte do Destacamento Territorial de Guimarães da GNR.
O Centro de Inspecções onde se desenrolou o episódio abriu há um ano. "Não me lembro de caso semelhante. Os clientes querem sempre que os carros passem nas inspecções, mesmo quando apresentam anomalias, mas neste caso, o cliente foi longe de mais e perdeu o controle", resumiu o inspector agredido.
Entretanto, o indivíduo, de 30 anos, foi presente ontem à tarde ao juiz no Tribunal de Guimarães, ficando em liberdade.

Sem comentários: