sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mais de 1500 faltas no Plenário

Os serviços da Assembleia da República registaram mais de 1500 faltas dos deputados nas 109 sessões plenárias da terceira sessão legislativa, de Setembro de 2007 a 18 de Julho deste ano. O PSD é o partido recordista, com 673 ausências em plenário, seguido do PS, com 593. O CDS-PP tem 54 e o PCP tem 40. O Bloco de Esquerda soma 42 e Os Verdes apenas uma.

Segundo um levantamento feito pela agência Lusa, das 1500 faltas dadas, apenas dez são injustificadas, sendo certo que ainda estão pendentes 103 ausências por justificar nos serviços parlamentares.

Os deputados mais ausentes são Carlos Páscoa Gonçalves (PSD), eleito pelo círculo da emigração, e o vice-presidente da Assembleia, o socialista Manuel Alegre. O primeiro justificou 37 faltas em plenário por trabalho político e o segundo registou 27 faltas por doença. Motivo, aliás, invocado pela deputada Paula Cristina Duarte, do PS, em 22 ocasiões. Freire Antunes, do PSD, também justificou as suas 27 faltas por doença.

O trabalho político é utilizado 959 vezes para justificar faltas.

A reacção de alguns parlamentares é o 'não comento'. As restantes procuram desmontar os números. Por exemplo, José Junqueiro, vice-presidente da bancada do PS, sublinha que a maioria das faltas prende-se com trabalho político, logo, 'não estão afastados do trabalho parlamentar'.

Montalvão Machado, do PSD, destaca que os dois maiores partidos – PS e PSD– cumprem missões parlamentares internacionais (NATO, OSCE, entre outras) e que por isso não se pode fazer uma leitura de absentismo pelas ausências do plenário. Mais, sai em defesa de Carlos Gonçalves, porque se trata de um deputado cujo contacto com o eleitorado é sempre no estrangeiro. Miguel Relvas lembra que, no caso do PSD, 'basta ter dois deputados eleitos no resto do Mundo' para ter mais faltas em plenário.

OS DEZ MAIS FALTOSOS

Manuel Alegre (PS): 39 faltas

Carlos Páscoa Gonçalves (PSD): 39 faltas

Paula Cristina Duarte (PS): 38 faltas

Mário David (PSD): 30 faltas

Jorge Pereira (PSD): 27 faltas

José Freire Antunes (PSD): 27 faltas

Alcídia Lopes (PS): 25 faltas

Vírgilio Costa (PSD): 25 faltas

Jorge Neto (PSD): 23 faltas

Sérgio Vieira (PSD): 23 faltas

Cristina Rita com Lusa

Sem comentários: